terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Convívio de Natal no Ar.Co 2013

20 de Dezembro, a partir das 12h30 e até às 15h
Rua de Santiago, 18

O Bar/Cafetaria estará aberto e serve almoços das 13h às 15h

Às 15h haverá no Salão visionamento do filme que esteve presente na exposição do Museu do Chiado: "ABECEDÁRIO - FILMES 40 anos do Ar.Co 1973-2013" / excertos de filmes dos arquivos do Ar.Co-
Duração aprox. 60 minutos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Informação e Sugestões

A Próxima sessão do Laboratório (desenho/pintura), no dia 12 de Dezembro de 2013, fica com encontro marcado às 14h30 na Galeria Filomena Soares para vermos a exposição "Um Polícia, Uma Linha e Um Plinto" de Bruno Pacheco. Para além da exposição pretendo comentar os dois filmes vistos na sessão anterior, se as condições na Galeria não forem as melhores para este efeito teremos de regressar ao Ar.Co de Lisboa para este fim.

Aproveito também para recomendar a seguinte exposição: "Pandemos" de Manuel Vieira, Pedro Portugal e Pedro Proença na Fundação Carmona e Costa - exposição patente até 28 de Dezembro de 2013. Quarta a sábado das 15h ás 20h (excepto feriados) e

Contactos da Galeria Filomena Soares:
morada : Rua da Manutenção nº 80 (Xabregas), 1900-321 Lisboa | Portugal
horário: Terça a Sábado das10h às 20h
de autocarro: 39, 718, 742, 759, 28, 781, 78

Marcelo Costa

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ante-Estreia documentários Ar.Co 2013

Quinta-feira | 28 Novembro às 21h | Fórum Municipal Romeu Correia Almada

 
Os dois filmes que agora se apresentam em ante-estreia são o resultado do desafio lançado pela Direcção, no âmbito das comemorações do 40º aniversário do Ar.Co, aos cineastas João Dias e João Miller Guerra, que prontamente se disponibilizaram para o projecto. A “encomenda”, feita sem quaisquer condições para além da duração, visava obter duas visões documentais/interpretativas do Ar.Co, claramente subjectivas, o que foi feito.
O filme "O Tempo Melhorado" foi realizado por João Dias com o apoio do Bazar do Vídeo. O filme "O Indispensável Treino da Vagueza” foi realizado por Filipa Reis, João Miller Guerra e Tomás Baltazar, com o apoio da Vende-se Filmes e da Ingrime.
Esta iniciativa não teria sido possível sem o apoio da Câmara Municipal de Almada, que mais uma vez demonstrou a sua solidariedade com o projecto independente do Ar.Co.

Título: "o indispensável treino da vagueza"
Realização, imagem e montagem: Filipa Reis, João Miller Guerra, Tomás Baltazar
Duração: aproximadamente 32'.
Formato: 4:3
Sinopse: O Ar.Co é uma geografia de cada um, foge à normalização. A experiência é individual. Este filme é a minha, a nossa experiência.

Título: "O Tempo Melhorado"
Realização, imagem e montagem: João Dias
Duração: 40 minutos
Formato: 16:9, HD côr, stereo.
Sinopse: “No centro do ensino, antes mesmo de qualquer valor, está um 'efeito'. Por isso se pode dizer que a escola é antes de mais, uma questão de acústica (...). Um filtro, um certo silêncio, amplificações específicas.” (Manuel Castro Caldas, 2009).

Data: Quinta-feira, 28 Novembro às 21h
Local:Fórum Municipal Romeu Correia | Praça da Liberdade 2800-648 Almada
Contactos: Tel. 212724920

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Laboratório (Desenho/Pintura)

A próxima sessão do Laboratório (desenho/pintura) será na quinta-feira dia 28 de Novembro de 2013 às 21h00 no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada. Morada e contactos seguem mais a baixo.

No seguimento da sessão anterior iremos ver dois filmes:
"O Tempo Melhorado" que foi realizado por João Dias com o apoio do Bazar do Vídeo.
"O Indispensável Treino da Vagueza” que foi realizado por Filipa Reis, João Miller Guerra e Tomás Baltazar, com o apoio da Vende-se Filmes e da Ingrime.

Os dois filmes que agora se apresentam em ante-estreia são o resultado do desafio lançado pela Direcção do Ar.Co, no âmbito das comemorações do 40º aniversário do Ar.Co, aos cineastas João Dias e João Miller Guerra, que prontamente se disponibilizaram para o projecto. A “encomenda”, feita sem quaisquer condições para além da duração, visava obter duas visões documentais - interpretativas do Ar.Co, claramente subjectivas, o que foi feito.

Esta iniciativa não teria sido possível sem o apoio da Câmara Municipal de Almada, que mais uma vez demonstrou a sua solidariedade com o projecto independente do Ar.Co.

Fórum Municipal Romeu Correia
Praça da Liberdade 2800-648 Almada
acorreia@cma.m-almada.pt
Tel 212 724 932 Fax 212 724 949

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ciência das Imagens | Imagens da Ciência | António Coutinho | 15 Novembro,18h30, Culturgest

Escolas e indivíduos: Lamarck vs Darwin

 

No âmbito das comemorações do 40º aniversário do Ar.Co, prossegue na próxima sexta-feira, 15 de Novembro, pelas 18.30h, no Pequeno Auditório da Culturgest, o ciclo de conferências dedicado à Ciência.

António Coutinho formou-se em medicina na Universidade de Lisboa (1970), doutorou-se em Microbiologia Médica e fez a sua agregação em Imunologia no Instituto Karolinska em Estocolmo (1974). Trabalhou depois, sucessivamente, na Suiça, Suécia, França e Portugal, em investigação e ensino da biologia e medicina; formou 30 estudantes de doutoramento e publicou cerca de 500 artigos científicos; é Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Dirigiu o Instituto Gulbenkian de Ciência de 1998-2012 [onde criara (1993) o programa de Doutoramento em Biologia e Medicina], sendo hoje membro da sua Comissão de Gestão. É membro dos Conselhos de Curadores das Fundações Champalimaud (Portugal) e António Prudente (Brasil), e coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
António Coutinho é membro de várias sociedades científicas, serviu como Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e em numerosos outros conselhos científicos, editoriais e de “policy-making” na Europa, na América e no Japão; as suas contribuições foram distinguidas com prémios (Fernströmska da Universidade de Umea; FEBS Anniversary; Gulbenkian de Ciência e Tecnologia; Behring-Metchnikoff da Sociedade Francesa de Imunologia; Lacassagne do Collège de France; Universidade de Lisboa) e honras (Comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, Brasil; Chevalier de la Légion d’Honneur, França; Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, Portugal; Medalha de Ouro de Mérito, da Câmara Municipal de Oeiras).



O Ciclo “Ciência das Imagens / Imagens da Ciência” contará ainda com a intervenção de Thiago Carvalho (6 de Dezembro).

Pequeno Auditório da CULTURGEST
Rua Arco do Cego 1, Campo Pequeno, 1000, Lisboa
Sextas-feiras às 18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações | 21 790 51 55 | culturgest.bilheteira@cgd.pt
Ciclo de conferências | Comemorações do 40º aniversário do Ar.Co | Pequeno Auditório da Culturgest


Na sua tentativa de definir e distinguir o trabalho criativo da arte, da ciência e da filosofia, Gilles Deleuze e Félix Guattari sugerem que estas disciplinas procedem a uma luta comum. Lutariam não apenas contra a opinião mas contra o cortejo das opiniões propriamente artísticas, científicas ou filosóficas, contra a Urdoxa de cada uma das disciplinas.

Que o discurso científico, no caso específico que aqui se destaca, possa interessar uma escola de arte não tem, verdadeiramente, nada de estranho. Trata-se de satisfazer a sede de todos aqueles que procuram, para além do que é corrente, o que é vital. Que objetos mentais nos surgem como poderosos ou belos se não forem ‘determináveis como seres reais’, se não constituírem imagens ‘recortadas no caos’ – corpos compostos a partir da variabilidade infinita à qual foram, literalmente, conquistados? Não é certamente com as mesmas ferramentas que arte e ciência procedem a essa conquista. Mas ao fazê-lo, partilham a mesma alma, estão expostas à mesma força: a alma é cérebro, a força é cérebro.

Manuel Castro Caldas, Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual

In defining creative works of art, science and philosophy, Gilles Deleuze and Félix Guattari suggest that these disciplines are fighting a common battle against the Urdoxa peculiar to each of them. It’s not odd for scientific discourse to interest an art school. The mental objects we see as powerful or beautiful are ‘identifiable as real beings’, images ‘carved out of chaos’ – bodies deriving from the infinite variability from which they were hewn. Art and science don’t use the same tools, but share the same soul, are exposed to the same force: the soul is the brain, the force is the brain.

Imagem: Jorge Nesbitt, 2013, a partir de “Diagrama da Consciência”, gravura, edição de 1629 de Robert Fludd, "Utriusque cosmi... Historiae".

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Laboratório (Desenho/Pintura)

Informa-se todos os alunos do Departamento de Desenho e Pintura do Ar.Co que a próxima sessão, no dia 14 de Novembro às 14h30, está marcada para a Biblioteca do Ar.Co na Quinta de São Miguel em Almada.
Marcelo Costa

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Aviso Importante sobre Cursos Teóricos e utilização de créditos em 2013/14


De: Direcção do Ar.Co
Para: Alunos do 1º ano dos departamentos de CINEMA e DESENHO/PINTURA

Por razões alheias à vontade da escola, foi necessário proceder à última da hora à substituição de uma das salas onde se realizam os cursos de História e Teoria de Arte, na Rua de Santiago, 18 em Lisboa.

As salas actualmente disponíveis para estes cursos têm uma lotação máxima de 28/30 alunos, razão pela qual os departamentos de CINEMA e de DESENHO/PINTURA vêm por este meio alterar a norma obrigando à frequência de cursos específicos de História e Teoria de Arte  no 1º ano (e eventualmente no primeiro semestre) dos seus programas para 2013/14.

Assim, os alunos do 1º ano destes departamentos, poderão neste momento optar por utilizar os 100 créditos anuais ao seu dispôr em quaisquer cursos teóricos (com número de créditos estipulado) anunciados para este ano lectivo.

Para ver a lista actualizada (e brevemente completa, no que toca ao segundo semestre) destes cursos consultar no site do Ar.Co  (www.arco.pt) “Formação” e depois “História e Teoria de Arte”.

As secretarias de Lisboa e/ou Almada aceitarão as alterações às inscrições já feitas (ou a acumulação de créditos para o 2º semestre sem perda do número global dos mesmos).